Estou promovendo um debate interessante no Grupo FSIM - Falando Sério de Itaú de Minas com os candidatos a vereador. São perguntas diárias com solicitação de respostas curtas, limitadas a cinco linhas. O debate é aberto a todos os candidatos a vereador de Itaú nesse ano. O objetivo é promover a troca de opiniões possibilitando que o eleitor conheça melhor os candidatos que pedem seu voto.
Tomei a iniciativa de criar esse debate por perceber que há uma parcela do eleitorado que é pensante e quer decidir seu voto através da análise de informações e há poucas informações sobre os candidatos. Resumem-se a santinhos, pequenos anúncios em jornais, limitadas palavras em programas eleitorais difíceis de ouvir no rádio (felizmente não temos por aqui as irritantes propagandas em carros de som a martelar jingles intragáveis em nossos ouvidos). Mas o eleitor inteligente, em número cada vez maior, quer saber mais sobre os candidatos: o que pensa sobre o assunto X? Como reagiria na situação Y? Daqui até o fim da campanha eleitoral, será possível focar nos mais diversos assuntos e espero que cada vez mais candidatos participem.
Essa participação dos candidatos no debate, infelizmente, ainda é tímida, e quero parabenizar os corajosos candidatos, tanto da situação como da oposição, que têm participado. Tem sido uma demonstração de cidadania e de boas intenções. Além disso, tem servido como uma preparação para a atuação na Câmara. Afinal, o exercício da vereança também trata-se disso: analisar uma situação (por exemplo um projeto de lei), elaborar sua opinião sobre o assunto (reflexão) e a defesa de pontos de vista. Na Câmara, teremos nove vereadores e nenhum deles vai conseguir aprovar seus projetos sozinho, por melhores que sejam. Ele vai precisar convencer os demais de que sua proposta é a melhor e conseguir o apoio para aprová-la.
Na Câmara, a pressão é maior. Poderá haver vereadores experientes na manipulação das regras legislativas. A opinião contrária poderá ser colocada imediatamente e o vereador terá de pensar rápido e ser eficiente na defesa de suas opiniões. Os eleitores estarão observando o que os vereadores estão fazendo. A imprensa apresentará sua versão para os fatos. A pressão será muito maior do que em nosso debate. Hoje, o candidato pode responder as perguntas com calma, consultar seus apoiadores, elaborar suas respostas, refletir e até deixar para responder em outro momento, quando tiver mais certeza de sua resposta. Mas na vida real, repito, a pressão será maior. Fica a dica para o eleitor ir observando a reação do(a) possível escolhido (a) para receber seu voto.
Como observei em minha resposta do dia 27 para o tema QUALIDADES DO BOM VEREADOR - 2, o bom vereador precisa conversar e convencer. E nesse quesito, não tenho dificuldades. Não há nenhum assunto que me meta medo. Não tenho a pretensão de conhecer tudo a fundo, mas tenho grandecapacidade de análise e de entendimento, que muitos reconhecem como inteligência. Não fujo de nenhuma polêmica, apesar de preferir o consenso e entendimento mútuo. Consigo defender meus pontos de vista sem desrespeitar a opinião dos outros, mas consigo convencer quando estou certo. E sei voltar atrás se for convencido de que estou errado.
Fui presidente de Sindicato por oito anos e minha principal função era negociar. A pressão era grande pelos sindicalizados que queriam resultados, pelos opositores à minha diretoria que queriam nos desacreditar, pelaDiretoria de nosso órgão que não queria conceder nossos direitos, pelas leis que limitavam nossa ação, mas fomos sempre vitoriosos. Com organização, argumentação, conhecimento e coragem. Fui vitorioso. Elegi meu sucessor na Presidência do Sindicato e os companheiros vivem me convidando para voltar à Presidência. Eles sabem que eu sou capaz e não fujo à luta.
O debate dos candidatos a vereadores continuará e convido todos os eleitores a acompanhar e divulgar nossas discussões. Convido TODOS os outros candidatos a participarem expondo suas ideias, respeitando-se as regras do evento.
E quando algum candidato pedir seu voto, pergunte se ele sabe defender seus pontos de vista, se ele tem opinião formada sobre vários assuntos, se ele sabe debater. Fale para ele participar do Debate para Vereadores no FSIM. Se ele disser que já participa, considere isso como um ponto positivo para ele na hora de decidir seu voto. Quem participa do debate está se preparando para ser um bom vereador.
Acompanhe o debate e observe meus posicionamentos, minha iniciativa e meu comportamento no debate. Pense em que tipo de vereador você quer na Câmara e considere a possibilidade de votar em mim para ter um vereador que raciocina com clareza, que não é manipulado e que tem coragem e capacidade de conversar.... e convencer.
Grande abraço!