quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Uma canção de amor para minha cidade e seu povo

            Há 5 anos, no dia 02 de setembro de 1997, o Hino de Itaú foi oficialmente apresentado à população. O Hino foi escolhido através de concurso público, onde as letras foram avaliadas por uma comissão julgadora composta por três profissionais da educação, um historiador e um maestro. O julgamento foi feito sem que se identificassem os autores.
Em meio a 45 letras, a minha foi escolhida como a melhor. Uma de maiores alegrias é ter escrito a letra do Hino de Itaú. Cresci aqui e nessa cidade eu tenho passado os melhores momentos de minha vida.
            Sempre tive a vontade de fazer uma música que conseguisse falar do amor que sinto por Itaú. Quando fiquei sabendo que um concurso ia decidir a letra do Hino, quis logo participar. Vivi uma das maiores emoções de minha existência quando fui comunicado que a minha letra tinha sido a vencedora.
            A letra do Hino foi feita para que possamos demonstrar o carinho que nós todos temos pelo nosso município. É uma forma de valorizar o trabalho de todas as pessoas que passaram por Itaú, que contribuíram para que Itaú fosse uma boa cidade. É também uma maneira de despertar nas crianças e nos jovens os valores cívicos e morais.
            O Hino de Itaú foi oficializado em 2007 e existe até uma Lei Municipal que obriga as escolas municipais a executá-lo toda semana. Infelizmente, até hoje, os administradores de nossa cidade não se decidiram a gravar o CD oficial. É um descaso com a população. Não há justificativa para isso porque dinheiro não falta. A Filarmônica de Itaú é plenamente capacitada para tocar o Hino. Talvez isso tenha acontecido porque sempre fui uma pessoa crítica e que não tem medo de denunciar o erro. Por isso, sou uma pessoa de oposição.  Mas ao optar por não gravar o Hino de Itaú, a Prefeitura não prejudica a mim. Ela atinge a população de Itaú, ao negar um símbolo oficial do município.

            O Hino não foi feito para a administração. Foi feito para a população e para a cidade. É uma declaração de amor. É um reconhecimento do valor de cada pessoa.

            O vídeo abaixo foi feito com o discurso que fiz no final da apresentação oficial do Hino. Em pouco mais de cinco minutos, extravaso toda minha emoção e sentimento por Itaú e seu povo.

            Dê uma boa olhada e compartilhe com todas as pessoas que gostam de Itaú. Se a Administração não grava o Hino, vamos nós, gravá-lo em nossos corações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário